sábado, 4 de fevereiro de 2012

Invertendo os papéis

“Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?”


     Fico inconformado com a maneira como invertemos os papéis no evangelho, isto é, na obra de Deus. Primeiro queremos que o Espírito Santo conduza as pessoas para ouvir a pregação no templo, sendo que a bíblia diz que nós devemos levar o evangelho a elas. Depois queremos transformar o coração das pessoas, convencê-las do pecado, sendo que a bíblia diz que isso é obra do Espírito Santo.
     Muitos vão alegar que ouviram testemunho de alguém que teve uma visão, ou sentiu vontade de procurar uma igreja. Porém, não podemos generalizar ou criar uma doutrina a partir de um testemunho, pois do contrário, não haveria necessidade de bíblia.
     Outros poderão citar Atos 2.47, mas o contexto prova que o evangelho estava sendo ensinado e pregado com sinais e maravilhas. Acredito que está na hora de revermos nossa teologia e metodologia.
     Poderia afirmar que Paulo foi o maior teólogo do cristianismo, e em todos seus escritos afirma a dedicação na propagação do evangelho e no contexto do versículo acima citado, ele afirma que o evangelho foi pregado em toda parte, mesmo que muitos não deram crédito, principalmente os judeus.
     Existem dezenas de outras referências nos evangelhos e nas cartas dos outros apóstolos convocando os discípulos de Cristo a anunciarem o evangelho.
     Quando eu digo “anunciar”, estou me referindo ao testemunho que devemos dar do que recebemos, cremos, esperamos, ouvimos e vimos de Deus, aos nossos familiares, vizinhos, colegas de trabalho ou da escola.
     Aqui no Brasil tive a infelicidade de ver alguns colegas morrerem sem a salvação de Cristo, mesmo após minha insistente pregação. Contudo, tive o prazer de ver alguns se convertendo e firmando os passos no evangelho.
     Quando estive no Japão, tive oportunidade de evangelizar japoneses, filipinos, brasileiros e peruanos. Não sei quantos foram, onde estão e como estão, mas sei que a semente do Reino foi lançada, e alguém regou, ou vai regar, e Deus deu ou dará o crescimento.
     Temos o costume de passar receita de bolo, comunicar um evento, comemorar o gol da seleção de futebol, com tanta empolgação, por que para falar sobre nossa salvação e fé é tão complicado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário