sábado, 23 de fevereiro de 2013


ÉTICA  EM MISSÕES

      O propósito deste estudo é apresentar alguns conceitos considerados como conduta ideal para os cristãos, e enfatizar o comportamento dos obreiros, qualquer que seja o cargo, no tocante a missões. Geralmente em uma congregação os obreiros representam a saúde e a qualidade dela perante a sociedade. Embora esse não seja o ideal, porque a igreja (organismo) é um corpo em Cristo e todos devem refletir igualmente a luz do Senhor.

     A palavra “ética” deriva do termo “ethos” do idioma grego e significa costume ou hábito. A ética é uma ciência que estuda os hábitos e a conduta, classificando os que são ideais na convivência humana. Cada cultura mantém seus padrões éticos, costumes e normas de conduta, que mesmo não escritos, são praticados por toda população (exemplo: no Brasil se diz "saúde" a pessoa que espirra). Há outros tipos de comportamentos que para nós são comuns, mas que em outras culturas pode ser um erro grave (estender a mão para cumprimentar uma mulher, pode ser uma grande ofensa em alguns países).

     Quando falamos de ética em missões, envolvemos, em primeiro lugar, as escrituras sagradas e Cristo, pois são eles que determinam o que é correto ou incorreto na conduta do salvo. Essa conduta só é proveitosa quando feita com o poder do Espírito Santo, mediante o novo nascimento que cria outra realidade de vida na luz (I João 1.7). Caso contrário, é religiosidade hipócrita, de aparência exterior, sem vida real.

    Segundo lugar, como foi dito acima, nem tudo está escrito. Para conquistarmos respeito e acesso à outra cultura, precisamos entender sua realidade, sua maneira de pensar. Segundo Eugene Nida, duas missionárias perderam a moral perante seus vizinhos porque bebiam suco de limão pela manhã, que na cultura deles, era afrodizíaco e anticoncepcional.

    Terceiro lugar, um erro comum em missões é a acepção de pessoas. Esta atitude não é só antiética como é pecado. Ela pode ser manifesta por vários motivos: racismo, classe social e condições financeiras, nível de formação escolar, religiosidade, entre outros. Divisões e contendas acorrem pelos mesmos motivos e pela ganância ou orgulho. São obras da carne, portanto, contrária a vontade de Deus.

     Para encerrar, desejo lembrar que Jesus disse que o maior mandamento é o amor: á Deus e ao próximo. A ética guia nossa conduta em relação ao próximo (incluindo os “inimigos”). Logo entendemos que no contexto cristão, a observância de hábitos ou condutas deve ser regida pelo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário