terça-feira, 23 de agosto de 2011

Costumes e Culturas


“Não me envergonho do evangelho de Cristo Jesus,

Porque ele é salvação para todo aquele que crê, tanto judeu, como grego”.

Apóstolo Paulo
 

     Um dos grandes problemas da sociedade é o preconceito racial ou cultural. Infelizmente, no seio da igreja existem pessoas que alimentam esse sentimento, e isso tem gerado perdas e danos para o evangelho. A própria história da igreja está “manchada”, desde a era dos apóstolos, por preconceito em vários níveis.

     O preconceito nas igrejas é gerado por diversos fatores, mas destacamos apenas 2 deles (considero que ambos são intoleráveis na igreja de Jesus):

1.    Falta de conhecimento bíblico e do evangelho – com uma leitura atenciosa dos evangelhos e das cartas dos apóstolos, é impossível não descobrir que o racismo é condenado do Deus.

2.    Consideramos a cultura do nosso país ou região superior a dos outros – seja por orgulho ou ignorância, esse conceito mostra a falta de amor e informação que temos sobre o mundo que Deus ama.
     Para termos uma compreensão melhor sobre costumes e culturas no âmbito missionário e missiológico, vamos estudar alguns conceitos e comportamentos, baseados nas escrituras sagradas e nas orientações de confiáveis e experientes professores de missões transculturais.


Nenhuma cultura ou costume criado pelo homem oferece vantagens diante do evangelho – com exceção dos maus costumes (práticas condenadas pela bíblia) que trazem prejuízo espiritual, salvação e santificação são atributos do poder da graça e da palavra, não de tradições humanas, ou estilo denominacional – esse conceito foi pregado por Jesus e Paulo deixou bem claro quando escreveu: Colossenses 2.20-23 e Gálatas 3.10-14.
 

O evangelho é universal, a cultura e o costume não – os cristãos primitivos enfrentaram problemas com os judeus que queriam estabelecer normas do seu povo sobre os novos convertidos gentios. Após uma reunião com os principais líderes, que haviam estado com Jesus (Tiago, João e Pedro) e Paulo e seus companheiros, foi decidido não aceitar as limitações impostas pelos judeus, e Paulo descreve bem o que faz parte do evangelho e o que é humano. Confira: I Coríntios 8.1-13 Colossenses 2.8, 16-17; 3.5-11/ Gálatas 2.2-10, 19-21
    
       A própria encarnação do Verbo é uma contextualização para comunicar o evangelho: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Jesus, através do exemplo, mostrou como se deve contextualizar e ignorar as barreiras culturais por amor do evangelho (João 4/ Lucas 10). A bíblia é uma contextualização de Deus, que usa palavras humanas para expressar sua vontade.


     Além dos conceitos e referências bíblicas mencionados, encontramos várias outras referências (confira: Gênesis 12.2-3/ Isaías 11.10; 42.1; 53.10-11; 56.3-7/ João 17.20-21 Salmo 22.27-31) que mostram o plano de Deus estendido aos que não eram do povo de Israel, os gentios, isto é, nós que pertencemos às nações que “não era povo de Deus, mas foi feito povo seu e ovelhas do seu pasto”.

3 comentários:

  1. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  2. Vim visitar seu blog, desejar de todo o coração que continue a ser uma benção, e que se deixe usar pelo Grande Mestre.E ao mesmo tempo desejar um natal feliz, também convidar você a fazer parte de meus amigos no blog, "A Verdade Que Liberta", unidos em Cristo somos uma verdadeira muralha contra qualquer calamidade, espero por sua visita. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM!LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A Bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir