quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Feliz é aquele que encontra a Verdade


Não farás para ti imagens... nem se prostrarás... nem darás culto...”


Que é idolatria? Sei que há muitas respostas e também muitas dúvidas sobre o assunto. De forma simples, idolatria é prestar culto ou devoção a um ídolo. Só há um Deus verdadeiro. Portanto, os demais são ídolos.
 
Existe, porém, a possibilidade de aplicarmos o termo ao coração humano e afirmarmos que idolatria é prestar culto a qualquer coisa além do verdadeiro Deus. Este prestar culto pode ser consciente (religião, filosofia) ou inconsciente (orgulho, vaidades, paixão, amor), isto é, pode ser uma devoção à alguma divindade ou crença religiosa ou extrema devoção a algo que se gosta, por exemplo, um grupo musical, dinheiro etc. Contudo, eu acredito que a intenção de Deus é mais profunda do que parece.
 
Enquanto Moisés estava na montanha com Deus, o povo fundiu um bezerro de ouro, edificou um altar e começou a cultuá-lo. Quais foram os argumentos usados para justificar a necessidade do ídolo?


“Já faz muito tempo que Moisés está lá. Não sabemos se está vivo ou morto.

Façamos então um deus para cultuar.”


Você consegue identificar a origem da necessidade de um ídolo?

O ídolo é uma falsa percepção de quem é Deus. Em muitas culturas as pessoas “cultuam” ao Deus verdadeiro sem conhecê-lo. Há um episódio em Atos dos apóstolos que mostra Paulo encontrando um altar ao “Deus desconhecido”. O espaço não nos permite citar mais exemplos.


Até o momento, o assunto estava passando longe do nosso contexto de vida. Porém, vamos identificar os perigos que “rondam” a vida dos evangélicos. Embora sem estátuas, temos estabelecido, dentro da igreja, coisas não-bíblicas como essenciais ao culto. Você consegue identificá-las?

Na carta aos Hebreus está escrito que devemos viver pela fé! A fé naquilo que não vemos! Logo, qual era o propósito de Deus quando disse não farás imagens? Existem grandes prejuízos espirituais para aqueles que não observam este mandamento. Quais são?

Para que possamos entender os propósitos de Deus, precisamos meditar no tipo de culto temos realizado. As questões abaixo vão orientar você.


·         Quais são os elementos principais de um culto?

·         Minha disposição para cultuar a Deus é mesma em qualquer culto?

·         Que estímulo eu preciso receber para exercitar a fé?

·         Posso cultuar a Deus fora do templo?

·         Por que Israel em toda sua história registrada na bíblia (com exceção de alguns casos), não conseguiu obedecer este mandamento?


Deixo você livre para tirar suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário